As tecnologias de informação estão se transformando rapidamente numa parte essencial da formação odontológica e dos cuidados em saúde bucal.

 

Apresentamos algumas das principais áreas dentro da prática clínica, aprendizagem e pesquisa afetadas pela Informática e Tecnologia.

dental

Organização da Prática Odontológica

Automatização de muitas tarefas de rotina no consultório dentário, na parte clínica e administrativa (registros clínicos eletrônicos, agenda, fatura, gestão de materiais, comunicação com laboratório, etc). Hoje em dia, muitos dos softwares odontológicos contam com um servidor completamente online, armazenando os dados do consultório em nuvem e com maior acessibilidade, podendo acessá-los de qualquer lugar por meio de um smartphone ou tablet.

radiation

Radiologia Digital

Usada em diagnóstico e terapêutica, a quantidade de radiação emitida é menor, o procedimento é mais rápido e a análise digital pode ser realizada de imediato. Proporciona maior sensibilidade na detecção de patologias orais permitindo realizar diagnósticos precoces. Mesmo que a aquisição dos scanners digitais seja mais cara, ao longo do tempo essa diferença com a convencional se pagará visto que não existe mais a necessidade de imprimir as imagens em filmes, e o gasto com a aquisição desses filmes deixará de existir.

tooth

Simuladores de Implantes Dentários

Atualmente, o planejamento cirúrgico pode ser feito em software baseado em situações clínicas verídicas de forma a facilitar o processo de diagnóstico e do plano de tratamento do paciente. O profissional simula a cirurgia em ambiente 3D, tendo uma visão privilegiada de toda área anatômica. Estes dados são enviados a um laboratório, que confecciona uma guia cirúrgica. Após anestesia esta peça é adaptada na região desdentada. Assim, o cirurgião tem as informações sobre a inclinação e profundidade dos implantes estabelecida no planejamento virtual.

chair

Sistemas de Suporte de Decisão

Os sistemas de suporte à decisão clínica (SSDC) são programas informáticos desenhados com o intuito de fornecer suporte especializado para profissionais da saúde durante a tomada de decisões clínicas. Estes sistemas podem ser utilizados no diagnóstico, na prevenção, no tratamento de doenças e na avaliação do tratamento do paciente. Para isso, utilizam conhecimento clínico que se encontra incorporado no sistema e que auxilia os profissionais a analisar os dados relativos aos pacientes, assim como a tomada de decisões.

Estas são algumas das tecnologias que existem para os consultórios e clinicas odontológicas. Atualmente existem softwares odontológicos que conectam o dentista ao radiologista, para que tenham uma melhor comunicação e uma maior agilidade na obtenção de um diagnóstico. Alguns também contam com o recurso de consultório virtual, onde o paciente pode agendar uma consulta online direto na agenda do dentista, existe uma plataforma para o dentista colocar os dados e fotos do paciente, tudo online, na nuvem, sem a necessidade de um servidor físico e com maior segurança para os seus dados e podendo acessá-los de qualquer equipamento em qualquer lugar.

Até breve.

[]
1 Step 1
Resolvendo a Tecnologia

Preencha abaixo para receber nossa ajuda

keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Olá!
Como podemos ajudar?
Powered by