Está claro que a informação vale muito. Manter suas informações como arquivos, fotos, projetos e dados seguros e protegidos é fundamental. O backup de dados é uma cópia de dados de um dispositivo de armazenamento para outro, feita geralmente por segurança. Ela deve ser feita regularmente para proteger arquivos de falha no equipamento ou outros contratempos. Podendo ser recuperado em caso de perda.

A cópia de segurança dos dados pode ter duas finalidades distintas: recupera-los após sua perda por exclusão ou corrupção, ou consultar arquivos salvos em um momento anterior. Só quem perdeu informações salvas nos dispositivos sabe da importância do backup. Faze-lo regulamente é uma forma de manter os arquivos da cópia de segurança sempre atualizados com o que há nos seus dispositivos sejam computadores, celulares ou outros equipamentos digitais.
Por isso, o backup de dados não deve ser remediador, mas preventivo. O usuário deve estar preparado para uma possível vulnerabilidade do seu equipamento, seja ela um computador ou um celulares. Caso os dados sejam corrompidos, aconteça uma falha no hardware ou no software, vírus, ataque de hackers, erros de usuários.
Para realizar um backup, é necessário escolher um dispositivo de armazenamento adequado, que pode ser uma mídia removível (CD, DVD, pen drive, HD externo), em sua rede doméstica ou empresarial ou nas nuvens. O backup pode ser feito manualmente, através da simples cópia de arquivos de um dispositivo para o outro. Ou também de modo automático, por meio de softwares disponibilizados pelo próprio sistema operacional do dispositivo.

Veja algumas das maneiras de se fazer backup:

Backup no CD/DVD

Uma das formas mais simples de fazer um backup é com mídia física, gravando os dados em CD ou DVD. Para isso, o Windows oferece diversos programas de gravação que permite ao usuário salvar seus arquivos com segurança. Esses dispositivos são baratos e se usados para fazer uma cópia de segurança de arquivos sigilosos podem ser guardados em lugares seguros, como um cofre. Porém, dependendo da quantidade de arquivos, será necessário vários CDs ou DVDs para fazer o backup completo, o que complicará o controle e organização de todos eles. Além disso, essas mídias podem ser corrompidas ao longo do tempo.

HD externo pode ser uma boa opção

Outra forma bem simples é fazer backup dos arquivos com um HD externo. Este, geralmente, possui um grande espaço de armazenamento, pode ser guardado em um cofre e também se conecta facilmente ao computador. Como acontece com os CDs e DVDs o cuidado e manutenção dos HDs externos deve ser redobrado. Esses dispositivos sofrem grande influência de outros dispositivos magnéticos, vibrações e impactos. Uma boa prática é fazer periodicamente uma checagem desses discos externos.

Usando o pendrive

Já o pendrive é um dispositivo mais versátil que também pode ser usado para guardar uma cópia de segurança dos arquivos do seu computador. A ferramenta permite o fácil manuseio dos arquivos, podendo levá-los consigo para qualquer lugar. Porém, se o backup reunir um número grande de dados, será preciso um pendrive com grande capacidade de armazenamento ou mais de um dispositivo. Outro ponto importante é a mobilidade deste dispositivo e a facilidade de perda. Muitos vírus de computadores são especializados em invadir pendrives de computadores e explorar seus dados.

Arquivos na nuvem são a melhor opção

Atualmente, existem diversos serviços online que permitem o armazenamento de arquivos na nuvem, como o Google Drive, Dropbox, iCloud e OneDrive – todos contam com planos gratuitos. Todos permite acessar os dados online, sem precisar de mídia física. Fazer backups usando estes serviços permite não só manter os arquivos salvos com segurança, como também ter maior facilidade na hora de acessá-los em qualquer outro computador ou dispositivo móvel como tablets e celulares. Com o recurso de nuvem, é possível fazer a cópia de segurança tanto de documentos, fotos e vídeos salvos no computador, quanto nos smartphones ou tablets.

Backup em dispositivos móveis

Usuários de celulares e tablets, também podem usar aplicativos para fazer backup de suas fotos, vídeos e outros documentos salvos em dispositivos móveis. Os aplicativos disponível para Android permite que usuários do sistema gravem cópias de todas as suas mensagens de texto em uma conta do Google na forma de calendário. Para iOS (iPhone), há o iCloud e o iTunes que também oferece essas possibilidades.

Não menos importante

Antes de usar qualquer cópia de segurança física, é importante verificar se nenhum dos arquivos salvos estão corrompidos, o tempo, umidade e outros fatores podem prejudicar mídias. Para isso é importante realizar testes periódicos para verificar se os dados estão gravados de forma perfeita. Antes e gravar também é interessante checar se tudo o que você deseja guardar está em perfeito estado para não ter uma surpresa desagradável meses depois, quando for consultar os mesmos dados.

Por fim, em caso de perdas de dados, o melhor a fazer é chamar um especialista. Utilizar softwares para a recuperação de dados aumentam ainda mais os danos causados. A COMPUSO possui especialistas em recuperação de dados. Nossa equipe conta com laboratórios, equipamentos de primeira qualidade e Engenheiros de Software responsáveis. Confira nossos serviços em www.compuso.com.br

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