Muito mais que ferramentas de trabalho, comunicação e diversão, nossos aparelhos e equipamentos eletrônicos fazem parte do nosso dia a dia.

Mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são descartas todos os anos pela população mundial. Só aqui no Brasil são produzidos mais de três quilos de lixo eletrônico por habitante. O lixo eletrônico pode ser muito mais poluente que o lixo convencional, principalmente com as altas taxas de elementos nocivos ao meio ambiente e que são encontrados principalmente nas baterias e outros equipamentos que armazenam energia. O descarte correto e a reciclagem dos mesmos podem trazer benefícios para toda a sociedade.

Não só as empresas, mas também os comerciantes são obrigados a levar aparelhos que devem ser descartados para algum centro de triagem de lixo. Tais centros são especializados na desmontagem dos equipamentos e separação dos seus componentes, como plásticos, metais, baterias, etc. Quando isso é feito, cada componente é enviado para um centro de reciclagem especializado no mesmo.

É importante que todos saibamos o quão fundamental é se atentar ao lixo tecnológico. Reciclar lixo tecnológico trata-se de uma questão muito mais complexa do que muitos podem imaginar. Descartar peças tecnológicas da mesma maneira que você está acostumado a jogar um lixo convencional poderá trazer danos imensuráveis ao meio ambiente. Mas então, como se precaver diante disso? Como evitar que essa atitude negligente possa acarretar esses problemas tão complicados?

Confira algumas dicas de como descartar o lixo tecnológico:

1# – Reaproveitamento do lixo eletrônico
Uma boa maneira de se precaver com o lixo tecnológico é buscar o reaproveitamento das peças. Se elas ainda estiverem funcionando ou precisarem apenas de alguns pequenos ajustes para que isso aconteça, uma boa alternativa está em vender ou doar tais peças. Ela pode não estar servindo para você, mas pode ter utilidade para outras pessoas. Se estiverem com defeitos, uma alternativa também é doar ou fazer negócio com instituições ou lojas de reparos que podem utilizar outras peças do objeto em algum conserto ou manutenção de outros aparelhos.

2# – Reciclagem
Quaisquer itens tecnológicos possuem algumas artimanhas na hora de serem descartados.
Confira alguns deles:
Pilhas e baterias precisam ser descartadas separadamente. Localize postos que sejam específicos para o descarte, geralmente você encontrará alguns deles em supermercados.

Se você não conhecer nenhum estabelecimento comercial que tenha esse tipo de coleta, uma boa alternativa é procurar um posto de reciclagem que possa aceitar tais resíduos.

Aparelhos que possuam envios de sinais, como é o caso de celulares, tablets ou notebooks, quando o assunto é reciclagem, devem retornar para a própria fabricante. Faça contato com o estabelecimento em que você comprou o produto é busque informações sobre como pode ser efetuada a devolução do aparelho.

Os demais aparelhos eletrônicos devem ser encaminhados para postos de coleta específicos. Em tais postos, os profissionais responsáveis se encarregarão de iniciar todo o procedimento de reciclagem do lixo eletrônico.

Atentar-se às dicas que demos acima é um dever de todo cidadão. Esperamos que tais dicas tenham servido para orientá-lo melhor a respeito desse lixo. Se houver restado alguma dúvida, basta nos encaminhar pelos comentários, pois nos preocuparemos em saná-la o mais rápido possível.

Conte com a Compuso para garantir seu equipamento e preservar o meio ambiente mesmo depois que ele for descartado. #DescarteCerto

[]
1 Step 1
Resolvendo a Tecnologia

Preencha abaixo para receber nossa ajuda

keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Olá!
Como podemos ajudar?
Powered by