Você notou se a sua internet está se comportando de forma estranha? Caso o site do seu banco ou a Netflix esteja estranha, é bom dar uma olhada.

Em agosto, foi descoberta uma falha de segurança em roteadores da D-Link que resultou no desvio de tráfego de clientes do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander e Bradesco e Itau. Acontece que o problema é ainda mais grave: segundo a Netlab, aproximadamente 100 mil equipamentos, só no Brasil, estão infectados para roubar informações de mais de 50 sites, incluindo os maiores bancos do país.

A empresa de segurança descobriu que 91.605 IPs brasileiros foram afetados pelo vírus de roteador WiFi GhostDNS, uma praga virtual que modifica remotamente as configurações do roteador para que ele use um servidor de nomes de sites malicioso. Assim, ao tentar visitar o site do seu banco como itau.com.br, banco.bradesco ou bb.com.br, por exemplo, o usuário é direcionado a um site falso que o induz a digitar suas informações de acesso ao internet banking — e esses dados vão parar diretamente nas mãos do criminoso.

Quais roteadores foram afetado?

Mais de 70 modelos de roteadores foram infectados, segundo a Netlab. A lista inclui equipamentos como:

TP-Link (TD-W8901G, TD-W8961ND, TD-8816, TD-W8960N, TL-WR740N e outros)

Multilaser

Mikrotik

Huawei

SpeedTouch

D-Link (DSL-2640T, DSL-2740R, DSL-500, DSL-500G, DSL-502G e outros)

Intelbras

Tenda

3COM

SpeedStream

Você pode ver a lista completa aqui

Quais os site são afetados?

Não há uma lista completa dos domínios cujo tráfego é desviado pelo servidor malicioso, mas pelo menos 52 foram identificados, incluindo os cinco maiores bancos do país, bem como provedores de hospedagem e até serviços de streaming, como a Netflix. Estes são alguns dos sites afetados:

Bradesco
Banco do Brasil
Caixa
Citibank
Credicard
Hostgator
Itaú

Kinghost
Locaweb
Netflix
Santander (incluindo Superdigital)
Sicredi
UOL Host
WordPress

Como se proteger

O primeiro passo é manter o software do roteador (firmware) sempre atualizado. Para isso é preciso baixar a nova versão do sistema e faz a instalação no roteador WiFi. Infelizmente, muitas empresas nunca disponibilizam correções de segurança para seus roteadores, deixando os usuários desprotegidos. Neste caso a solução é a substituição do roteador por um novo mais seguro.

Os passos exigem algum tipo de conhecimento técnico, pois é preciso ter as informações de marca, modelo e parâmetros de DNS do roteador e seguir os exatamente os passos de atualização. Erros no procedimento podem parar o funcionamento do roteador Wi-Fi

Pensando nisso, criamos um serviço de atualização e configuração do software do roteador Wi-Fi. Ele custa R$78,00 e leva 6 horas.

Traga o seu roteador até a nossa loja na Rua Rocha Pombo, 75 no Juvevê que resolveremos para você.

[]
1 Step 1
Resolvendo a Tecnologia

Preencha abaixo para receber nossa ajuda

keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Olá!
Como podemos ajudar?
Powered by