Muitas empresas têm a dúvida se deveria contratar mensalmente uma empresa para a prestação de serviços de TI ou comprar serviços sob demanda.

 

Mas como em qualquer empresa, quando se fala em serviços mensais recorrentes, a primeira coisa que vem à cabeça do administrador é: Custos Fixos.

 

Por isso muitas empresas optaram por delegar para um membro de sua equipe (a pessoa com mais habilidades técnicas) o trabalho mais simples de TI, deixando as questões mais complexas para uma empresa contratada sob demanda.

 

 

 

Muitas empresas têm a dúvida se deveria contratar mensalmente uma empresa para a prestação de serviços de TI ou comprar serviços sob demanda.

 

Mas como em qualquer empresa, quando se fala em serviços mensais recorrentes, a primeira coisa que vem à cabeça do administrador é: Custos Fixos.

 

Por isso muitas empresas optaram por delegar para um membro de sua equipe (a pessoa com mais habilidades técnicas) o trabalho mais simples de TI, deixando as questões mais complexas para uma empresa contratada sob demanda.

 

 


Isso parece uma boa estratégia pois parece eliminar o custo fixo sem contudo deixar de fazer as atividades de TI.

 

Essa estratégia enfrenta fundamentalmente dois problemas:

 

    1. A empresa aloca uma pessoa que não é um profissional de TI para fazer as pequenas atividades diárias de suporte técnico. Esse colaborador deixa de fazer suas atividades ao qual foi pago.
    2. Como o colaborador não é um profissional de TI as atividades de suporte passam a ser amadoras, mais demoradas e geram custos maiores.

Por mais que a pessoa encarregada se esforce e busque conhecimento e ferramentas para resolver os problemas diários ela não tem as habilidades, competências técnicas e engajamento que um profissional de TI. Adicional a estes problemas ainda resta toda a questão voltada a problemas mais complexos que obrigatoriamente demandaram a ação de um especialista.

 

Como esses serviços não possuem um contrato mensal (que normalmente tem uma franquia de horas de atendimento) o valor da hora técnica chega a ser 40% maior que uma hora de contrato mensal.

 

Mas como resolver este dilema? Quando vale a pena contratar uma empresa de serviços de TI?

 

Para começar essa resposta primeiro é preciso ajustar uma visão de negócios. TI não é custo, é investimento!

 

No Brasil, muitos dos empresários (e até empreendedores) ainda têm esta visão equivocada sobre os valores gastos com tecnologia. Um pouco desse ranço vem do histórico das antigas gestão de TI que não conseguiam associar os valores investidos aos retornos provenientes da adoção das tecnologias.

 

Contudo é preciso se desprender dessa visão e entender que não existem empresas bem sucedidas que não investem constante e consistentemente em tecnologia. Estima-se que empresas de serviço invistam, em média, 12% do seu faturamento anual em tecnologia. Já nas indústrias e comércio esse valor pode chegar a 8% do faturamento anual.

 

 

Mas quando contratar uma empresa de TI?

Ao longo dos anos a Informatiza vem trabalhando com diversas empresas nos mais variados tamanhos, portes e setores. Durante esse tempo conseguimos chegar a um modelo que se tornou vantajoso para nossos clientes.

 

Atualmente entendemos que empresas com mais de 15 equipamentos, sejam eles, notebooks, desktops, impressoras ou servidores, já vale a pena ter um contrato mensal com uma empresa de serviços de TI.

 

Com base em nossa experiência com dezenas de clientes e centenas de equipamentos em monitoramento, a partir deste ponto um contrato mensal irá gerar significativa produtividade a equipe de negócios, redução de custos na aquisição de peças e equipamentos de informática além de maior suporte e velocidade de resolução de problemas.

 

E para quem não tem tamanho para um contrato mensal?

Para as empresas que ainda estão em fase de crescimento e não chegaram ao tamanho que justifique uma contratação recorrente mensal de serviços de TI, nossa recomendação é: Procure uma empresa que possa fazer uma análise e diagnóstico da infraestrutura da sua empresa.

 

Uma boa empresa irá gerar um diagnóstico inicial da sua estrutura e propor um investimento em TI que permita seus colaboradores trabalharem com segurança, com acesso de qualidade a internet e usando ferramentas adequadas de trabalho. Essa empresa poderá ainda elaborar um plano de crescimento do seu TI e ser um parceiro no fornecimento de peças e equipamentos de informática.

 

Conclusão

Terceirizar o seu setor de TI não significa ter custos fixos mensais, muito pelo contrário! A escolha de uma empresa adequada de serviços de TI pode se traduzir em redução de custos com equipamentos, melhora da produtividade e segurança para seus dados e de seus clientes.

 

Vale ressaltar que, serviços de TI, não se configuram apenas na manutenção de hardware, configuração de software e suporte às redes de computadores. Uma boa empresa de TI além de fazer esses serviços essenciais à operação diária também deve ter um corpo de consultores que possam auxiliar seus clientes a pensar no futuro da tecnologia para os seus negócios.

 

Portanto, priorizar a gestão de serviços de TI possibilita que a sua empresa venda mais, conquiste mais clientes e tenha mais sucesso no mercado. Desse modo, contar com ela é uma necessidade básica no negócio.